3º ano do Ensino
Fundamental
As
histórias em quadrinhos são textos interessantes, criativos, fáceis de ler e
nos ensinam bastante. As crianças adoram esse tipo de texto e gostam muito de
ler gibis. Ao aliar texto e imagem, o ato de ler se torna ainda mais prazeroso.
“As histórias em quadrinhos são boas
ferramentas de incentivo à leitura, seja lá qual for a idade do leitor. A
associação de textos e imagens torna o ato de ler mais atraente e os elementos
gráficos (como os balões e as expressões faciais dos personagens) facilitam a
compreensão da trama.”
Alexandre Barbosa, mestre em Ciências da Comunicação, Paulo Ramos, editor do Blog dos Quadrinhos, e Waldomiro
Vergueiro, coordenador do Observatório
de Histórias em Quadrinhos da Universidade de São Paulo.
Sequência
Didática
Histórias em quadrinhos
“Magali em:
MÃe, meu dente tÁ mole!”
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA EM
QUADRINHOS
Apresentação da situação
Objetivos:
*
Favorecer ao aluno a compreensão sobre a
sequência didática de História em Quadrinhos (HQ) a ser trabalhada durante a
semana;
*
Desenvolver o gosto pela leitura e produção
do gênero textual (HQ);
*
Salientar a importância dos cuidados com os
dentes;
*
Identificar a segunda dentição como
permanente e que requer maiores cuidados ainda;
*
Reconhecer que através das cáries, muitas
doenças podem ser adquiridas, pois elas são porta de entrada para bactérias.
*
Ressaltar a importância da leitura na vida
das pessoas.
Atividade: Leitura Deleite de
uma (HQ) da turma da Mônica.
¾
Explicação sobre a sequência didática a ser
trabalhada, a duração das atividade, quantos dias trabalharemos.
¾
Apresentar o que vão aprender e as atividades
desenvolvidas, bem como uma produção final de gênero textual trabalhada durante
a semana.
Áreas do conhecimento trabalhadas:
Língua Portuguesa, Literatura, Ciências e Artes:
Preparação
da produção inicial.
Objetivos: Identificar o
conhecimento prévio dos alunos acerca do texto literário, bem como desenvolver
a linguagem oral e a leitura, na modalidade de (HQ).
*
Diferenciar a linguagem verbal e não verbal;
Atividade: Apresentação em
slide de (HQ) “Magali em: Mãe, meu dente ta mole!”, para iniciar o trabalho com
sequência didática. Veja anexo “1”.
¾
Pausa protocolada;
¾
Levantamento de hipóteses;
*
Vocês conhecem o gênero textual HQ?
*
Alguém já leu uma revistinha da Magali, da
Mônica ou do Cebolinha?
*
Quais os personagens que mais gostam e por
quê?
*
Vocês sabem quem escreve? Para quem eles
escrevem?
¾
Conhecimento sobre as características dos
personagens.
¾
Distribuições de cópias do texto apresentado
(leitura silenciosa, leitura coletiva e individual).
¾
Contação de história através da observação
dos desenhos, colorir e colar.
Produção
inicial
¾
Lançar como “Para casa” a produção de (HQ)
preenchendo balões com fala dos personagens. Veja anexo “2”.
¾
Correção da escrita correta das palavras,
ditado das palavras em que os alunos apresentaram dificuldades (auto correção
do ditado).
Ampliar
o repertório dos alunos
Objetivos: Reconhecer as ações dos
personagens;
*
Analisar os gestos e as expressões dos
personagens relacionando-os ao enredo.
*
Identificar a função dos balões e inferir o
significado de expressões representadas em linguagem não verbal.
Atividades: Veja o anexo: “3”.
Produção
do gênero textual (HQ).
Objetivo:
*
Produzir texto de (HQ);
*
Compreender a estrutura do gênero textual em
estudo;
Atividade: Produção individual de (HQ)
mediada pelo professor.
¾
Revisão e aprimoramento do texto através do
guia de produção textual.
¾
Veja anexo: “4”.
Produção
Final do gênero
Objetivo: Produzir uma história em quadrinho
utilizando os elementos adequados ao gênero (HQ).
Atividade: Reescrita do texto produzido,
montagem de um gibi produzido pelos alunos.
- Exposição do gibi no cantinho da leitura.
ESTUDO DO TEXTO
RELEIA
O TEXTO “MAGALI EM: MÃE, MEU DENTE TÁ MOLE” E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1. Que
gênero textual pertence esse texto?
2. Qual
a finalidade do texto?
3. Qual
é a personagem principal do texto?
4. Quais
os ambientes que aparecem no texto?
5. Qual
é a expressão da Magali no 14º quadrinho?
6. O
que Magali resolveu comer?
7. O
que aconteceu quando ela mordeu o laimento?
8. Como
Magali se sentiu quando o dentinho se soltou?
9. Retire
do texto 2 substantivos simples e 2 substantivos próprios.
10.O que significam as estrelinhas no 5º quadro da
história
ANEXO
IV
GUIA DE PRODUÇÃO
TEXTUAL
|
SIM
|
NÃO
|
Coloco título?
|
|
|
Crio personagens e dou nome?
|
|
|
Escrevo a fala das personagens dentro de
balões?
|
|
|
As informações presentes no texto são verdadeiras?
|
|
|
Assino a história?
|
|
|
Faço a conexão entre os quadrinhos seguindo
a ordem esquerda, direita, esquerda?
|
|
|
Utilizo a pontuação?
|
|
|
Escrevo as palavras com correção ortográfica?
|
|
|
Utilizo as regras gramaticais ao escrever a
história?
|
|
|
Tenho capricho ao produzir o meu texto?
|
|
|
Minha história tem início, meio e fim?
|
|
|
O que devo melhorar?
|
Sequencia
Didática pesquisada no link e modificada por mim em alguns pontos:
http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/index.php?pagina=1792801056
Os textos a seguir discursam a respeito dos
gibis e a sala de aula e são bastante interessantes:
Gibis
estimulam a turma a tomar gosto pela leitura
Esse gênero literário colorido, ilustrado e cheio de recursos gráficos
incentiva os pequenos de pré-escola a criar o hábito de ler
Adriana Toledo
Foi-se
o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças tinham de
escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente opção para
incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras. A começar pelos
personagens, que, por si só, são atraentes para a garotada. "Eles
despertam interesse por serem bem conhecidos", explica o psicólogo José Moysés
Alves, da Universidade Federal do Pará.
"Afinal,
estão presentes em brinquedos, jogos, roupas, embalagens, peças de teatro e
desenhos na televisão. Sem contar que os protagonistas passam por situações
parecidas com as de seus leitores: vão à escola e ao parque, têm pesadelos e
medo de dentista. Isso promove a identidade e a familiaridade entre eles."
Mas o grande trunfo são os recursos gráficos. As imagens
aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o
enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler. Para Beatriz Gouveia,
coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo,
as onomatopéias, como "ploft" e "grrr", também são
importantes para facilitar a compreesão de diversas situações e emoções.
O mesmo vale para os balões. Só de olhar é possível saber se um
personagem está pensando, gritando ou conversando. "Com essas informações,
fica fácil entender a trama", afirma Silvana Augusto,
selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Ela lembra que as
publicações são baratas e acessíveis, o que permite a compra de vários
exemplares da mesma edição para distribuir na sala. Com isso, as crianças podem
acompanhar a leitura em voz alta pelo professor.
História em quadrinhos como incentivo à leitura
O uso da história em quadrinhos na sala de aula se
constitui como uma proposta didático-pedagógica que favorece o incentivo à
leitura, transformando o aluno em sujeito crítico.
A
utilização das histórias em quadrinhos no ensino faz com que os alunos tenham
um bom rendimento nas escolas, possibilitando um melhor desempenho no processo
de ensino e aprendizagem. Segundo Barbosa (2004, p. 21), “há várias décadas, as
histórias em quadrinhos fazem parte do cotidiano de crianças e jovens, sua
leitura sendo muito popular entre eles. [...] As histórias em
quadrinhos aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas,
aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico”.
No
presente texto, iremos propor a utilização das histórias em quadrinhos como
incentivo à leitura dos alunos. As histórias em quadrinhos podem introduzir um
tema que posteriormente será abordado a partir de outras perspectivas de
ensino; podem ser apresentadas como complemento de um conceito já trabalhado
pelo professor; e podem ser utilizadas para provocar debates e discussões em
sala de aula, além de trazer o aluno para o universo da leitura.
Para
adotar a história em quadrinhos em sala de aula, caberá ao professor realizar
um planejamento das atividades na escola para estabelecer a estratégia mais
didática para uma determinada faixa etária. Qual história utilizar e qual tema
abordar serão escolhas do professor.
Segundo
Barbosa (2004, p. 22), “Palavras e imagens, juntos, ensinam de forma mais
eficiente – a interligação do texto com a imagem, existente nas histórias em
quadrinhos, amplia a compreensão de conceitos de uma forma que qualquer um dos
códigos, isoladamente, teria dificuldades para agir”.
No
atual contexto histórico, o lidar com imagens requer tratamento minucioso, pois
os alunos estão inseridos em um mundo imagético e textual. As mídias jogam a
todo o momento notícias e imagens para a sociedade, que, na grande maioria das
vezes, não faz uma reflexão sobre os acontecimentos e fatos.
Os
momentos de reflexão dentro da sala de aula, proporcionados pelo professor,
visam, portanto, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e a formação de
sujeitos críticos. “Os quadrinhos auxiliam no desenvolvimento do hábito de
leitura – a ideia preconcebida de que as histórias em quadrinhos colaboravam
para afastar as crianças e jovens da leitura de outros materiais foi refutada
por diversos estudos científicos. [...] Os leitores de histórias em quadrinhos
são também leitores de outros tipos de revistas, de jornais e de livros”.
(BARBOSA, 2004, p. 23). Portanto, os quadrinhos corroboram para o incentivo da
leitura dos nossos alunos.
LeandroCarvalho
Mestre em História
Nenhum comentário:
Postar um comentário